Buscar

Cinco dicas para considerar ao comprar seu primeiro servidor



Se você possui uma pequena ou média empresa, um servidor pode ajudar a enfrentar os desafios da transformação digital por meio de uma infraestrutura segura compatível com uma ampla variedade de cargas de trabalho. À medida que seu negócio expande, você pode considerar opções de servidores para ajudar seus funcionários a se conectar, compartilhar ferramentas e acessar informações. Talvez você esteja preocupado com os dados que precisam ser protegidos, ou está pensando em que tipo de solução você vai precisar em longo prazo. Escolher o melhor servidor e acessórios para a infraestrutura do seu negócio pode parecer um processo difícil, mas na verdade é mais simples do que você pensa.


Primeiro, pergunte a si mesmo: “quais são as minhas metas de negócio? Que tipo de solução de TI preciso para atender as demandas da minha empresa? Como esse servidor vai beneficiar meu negócio?” Essencialmente, considere como você vai usar esse servidor. Alguns usos comuns para servidores são escritórios remotos, e-mail e mensagens, arquivos e impressão, aplicativos de banco de dados, virtualização e consolidação de servidores. Se você puder alinhar as demandas do seu negócio com as de TI, não será preciso se preocupar em ficar para trás à medida que a sua empresa cresce.


Com o intuito de ajudar você a iniciar essa busca, aqui estão cinco dicas para considerar quando começar a procurar servidores:



1) Qual servidor é o mais adequado para você?

Para responder a essa pergunta, você deve se fazer alguns questionamentos simples, mas importantes, durante sua seleção de servidor: “quais metas do negócio quero que meu servidor conquiste? Quanto espaço tenho disponível no escritório?” Os servidores vêm em diferentes formatos e tamanhos, que são classificados em racks, torres e modulares. Sempre tenha em mente que um só tamanho NÃO serve para todos.


Os servidores em rack foram projetados para instalação dentro de um chassi de rack que abriga vários servidores um em cima do outro. A partir de um portfólio completo de servidores em rack de um, dois ou quatro soquetes torna-se possível entregar alta densidade de núcleo para seus aplicativos tradicionais, virtualização e cargas de trabalho nativas da nuvem. Eles são ótimos se você quer estar preparado para escalar seu negócio e consolidar a TI da sua empresa.


Os servidores em torre são destinados a operações independentes e ocupam menos espaço na área. Podem caber debaixo ou em cima de uma escrivaninha e foram projetados para serem silenciosos em um ambiente de escritório. Eles também são ótimos primeiros servidores, porque oferecem muita potência e se assemelham a um desktop. No entanto, quando se trata de expandir e adicionar mais servidores, eles podem ser volumosos e ocupar mais espaço.



2) Como você utilizará seu servidor?

Será necessário entender quais são as principais tarefas que você irá executar e então determinar qual hardware precisará considerar para extrair o máximo do seu servidor.


Você vai precisar apenas imprimir arquivos e usar o e-mail ou possui bancos de dados ou business applications? Os tipos de aplicação vão determinar o modelo de processador, a capacidade de armazenamento e a memória necessários.


Outra coisa a ser pensada é ter componentes para troca a quente. Vivemos em um mundo onde estamos sempre em movimento e não podemos ter tempo de inatividade no servidor. Possuir discos rígidos ou fontes de alimentação redundantes e com troca a quente permitirá que você substitua uma peça de hardware sem a necessidade de desligá-lo. Você pode continuar a executar o servidor e mantê-lo funcionando sem interrupção.



3) Qual é seu orçamento?

Os servidores estão disponíveis em vários níveis de preço, irá depender da especificidade de sua carga de trabalho. Você deve determinar qual carga de trabalho executar em seu servidor. Certifique-se de pensar no seu negócio em longo prazo. No longo prazo, um servidor mais eficiente reduzirá seu custo total de propriedade. Considere um servidor que conseguirá se adaptar às suas demandas crescentes e a mudanças futuras na tecnologia. Ter escalabilidade oferece economia em potencial, e adicionalmente você pode possuir o hardware mais atualizado.


Por exemplo, servidores de um soquete são ótimos para um negócio pequeno ou em crescimento. Você sabia que, de acordo com uma análise do Gartner, “até 2021, os servidores de soquete simples x86 dedicados conseguirão atender a 80% das cargas de trabalho em uso nos data centers empresariais.” Esses servidores conseguirão concluir suas tarefas em um alto nível de desempenho.



4) Você está prevendo o crescimento futuro?

Falando de escalabilidade, pense em quantas pessoas acessam a rede e quanto espaço e potência você usa hoje. Depois, pense em quanto disso vai mudar nos próximos seis meses, um ano ou até cinco anos. Você quer que seu servidor seja capaz de crescer com você e adaptar-se às demandas da sua empresa.


Por que você deve considerar um produto facilmente escalável? Porque isso vai impactar seu custo total de propriedade e o negócio. O dimensionamento tardio pode exigir a necessidade de comprar mais servidores do que o esperado originalmente. Isso vale também para o software que está disponível. Se você não tiver uma forma de lidar com essas atualizações e aumentos, pode perder a eficiência e impactar a qualidade do serviço. Você quer algo que crescerá com você e não que o atrase.



5) Como você protegerá seus dados?

A segurança é um risco enorme para todos os negócios. Você não pode arriscar deixar seus dados vulneráveis a violações de segurança, ameaças cibernéticas e outros ataques virtuais maliciosos. Todos os servidores da Dell EMC foram projetados para ter resiliência cibernética e vêm com programas de segurança integrados de modo que seja possível automatizá-los facilmente. O servidor desempenha um papel crucial em um negócio, e selecionar o correto pode exercer uma função importante no crescimento e nas metas de TI da sua empresa. Se você procura por servidores confiáveis, econômicos e escaláveis, considere os servidores em rack ou de torre de um ou dois soquetes Dell EMC PowerEdge.

0 comentário